Caminhos e Trilhas

A Aracati é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de participação no Brasil. Desde 1999, vem desenvolvendo projetos nas áreas de formação, mobilização e participação política, além de atuar em espaços públicos para monitorar e interferir de forma mais estratégica na temática de ‘Juventude e Participação’.

Nos últimos anos, por meio do projeto Caminhos e Trilhas, criado inicialmente por um Instituto Privado de Investimento Social, a Aracati investiu esforços no apoio e formação política de organizações sociais que atuam com jovens, como forma de fortalecer a participação destas instituições nos espaços públicos.

O projeto teve como objetivos:

:: Contribuir para intensificar o controle público através do fortalecimento das ações de organizações sociais que atuam no campo da juventude.
:: Contribuir para qualificar a atuação de organizações sociais com visão estratégica e impacto público.
:: Estimular a troca de experiências entre organizações com distintas atuações e de diferentes lugares do país.

Composto por encontros presenciais e atividades à distância, a metodologia proposta trouxe conteúdos e atividades práticas para o aprendizado e aplicabilidade dos temas, envolvendo consultores especializados, além de debates com representantes do Governo.

Cada organização também desenvolveu uma ‘lição de casa’, entre cada evento, como parte do diagnóstico das políticas públicas do município. Ao final, cada uma propôs um Plano de Ação Política, com o apoio de uma equipe técnica e a análise de profissionais especializados nos mais diferentes temas abordados.